Como evitar estresse no trânsito e garantir o bom humor dos colaboradores?

12 fev 2020

Como ter um dia mais alegre e produtivo após passar por momentos de estresse no trânsito? Não existe uma fórmula secreta para não ser afetado por esse problema que acontece na maioria das cidades, pois já não é mais uma exclusividade das grandes metrópoles.

No entanto, é preciso encontrar algumas maneiras de evitar que essa chateação acabe com o seu dia. Pesquisas mostram que o trânsito afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas, por isso, precisa ser repensado de forma emergencial.

Porém, enquanto as políticas públicas estão sendo aplicadas, preparamos 4 dicas para que você consiga evitar os males causados pelo estresse e tenha uma rotina mais agradável depois de enfrentar o trânsito. Confira!

Quais as principais causas do estresse no trânsito?

Ficar horas parado no trânsito, sob o sol ou então enfrentando chuva, isso é muito estressante para qualquer pessoa. A situação ainda piora se o colaborador tem um horário rígido, que precisa bater o seu ponto em determinado horário, sob pena de punição por causa de atrasos.

Qualquer paradinha no trânsito eleva o pico de ansiedade desses trabalhadores, que parecem estar sempre correndo contra o relógio. Na prática, o mal não é somente à saúde do colaborador, mas também para a sua produtividade.

É importante que o deslocamento seja o mais calmo e tranquilo possível para evitar que o dia inteiro de um indivíduo não seja prejudicado pelo mau-humor, estresse e ansiedade que o trânsito causa nas pessoas.

4 dicas para evitar o estresse no trânsito

1. Escolha o melhor trajeto

O primeiro passo antes de sair de casa é verificar como está o trânsito, a fim de evitar surpresas. Além disso, no dia a dia, é importante que você escolha trajetos menos utilizados, pense em rotas alternativas e use horários que não sejam de pico, por exemplo, na hora da entrada e saída das escolas, universidades, entre outros.

Outra ótima estratégia é evitar sair atrasado ou em cima do horário do trabalho. Ter em mente que é melhor chegar mais cedo e poder tomar um cafezinho em vez de correr contra o relógio é uma maneira positiva de se pensar sobre o assunto.

2. Controle a respiração e faça alongamentos

Aproveite a pausa dos semáforos e possíveis congestionamentos para fazer exercícios de alongamento para relaxar os músculos. Não esqueça de respirar devagar, com inspirações profundas, isso ajuda a controlar os batimentos e a se manter mais calmo nesses momentos de estresse.

3. Use roupas confortáveis

No trajeto, procure estar mais à vontade dentro do carro, sem terno e gravata ou até mesmo os sapatos de salto alto. Aproveite o momento para relaxar e escutar uma boa música, ouvir o seu programa de rádio ou podcast preferido, isso torna a viagem mais agradável.

4. Dê carona

Bater um papo, ouvir algumas histórias ou até mesmo dar boas risadas durante o trajeto pode ser muito relaxante, além de fazer bem ao meio ambiente. Por isso, dê carona aos seus colegas de trabalho para melhorar a qualidade de vida de todos!

Qual o papel da empresa em fornecer qualidade de vida aos colaboradores?

As empresas têm um papel fundamental para dar mais qualidade de vida aos seus funcionários. Criar jornadas de trabalho com horários diferenciados, incentivar a carona solidária e até mesmo buscar formas de trabalho que evitem o estresse e a correria do trânsito são importantes. Afinal, é fundamental que os trabalhadores estejam preparados para realizar as suas atividades sem prejuízos à saúde.

Como visto, para evitar o estresse no trânsito, nada melhor que adotar bons hábitos que podem melhorar a qualidade de vida. Por isso, ser cauteloso, sair mais cedo e pensar rotas alternativas é a melhor forma de fazer o trajeto até o trabalho com mais tranquilidade.

Gostou de conhecer estas dicas? Então, aproveite também para ler mais sobre o papel das empresas na mobilidade urbana no Dia Mundial Sem Carro!

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de Gestão de Fretados Inteligente

Confira nosso material para você tornar a sua gestão de fretados mais eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores, no contexto de pandemia e retomada segura.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação