Confira pequenas ações contra a emissão de gases poluentes!

22 jan 2020

Muita gente já ouviu falar que a emissão de gases poluentes é um grande problema da atualidade. Mas por falta de informação, comodismo ou por pensar que mudar esse cenário é muito difícil, acabamos deixando por isso mesmo. Essa atitude passiva generalizada, no entanto, traz consequências sérias para o meio ambiente.

Para você ter uma ideia, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU constatou que a temperatura média global vem aumentando em um ritmo preocupante. Os poluentes são os maiores responsáveis, pois ocasionam um agravamento no efeito estufa.

Então, que tal começar a agir em prol do planeta? É mais fácil do que parece: confira algumas dicas simples para incorporar no seu dia a dia!

Coma menos carne vermelha

Você sabia que a agropecuária é uma das grandes vilãs do clima? Só no Brasil, em 2016, ela foi responsável por 22% da emissão de gases poluentes do país. Isso ocorre por causa do alto nível de gás metano produzido durante a digestão dos ruminantes, e liberado por meio de arrotos e flatulências.

É isso mesmo! Mas pense só: a pecuária só é tão expressiva porque há uma demanda muito grande, concorda? Então, que tal ficar um ou dois dias sem comer carne vermelha durante a semana? Não vai fazer falta e o planeta agradece!

Preocupe-se com resíduos

Nós somos máquinas de produzir lixo, e o pior é que pouco mais da metade desses resíduos são descartados corretamente. Uma parcela considerável vai parar em aterros sem qualquer tipo de seleção e, durante a decomposição, esse lixo libera muitos gases poluentes.

Uma atitude simples e com grande impacto é ter o hábito de separar os resíduos para coleta seletiva, além de apostar na compostagem do lixo orgânico. Em empresas, essa iniciativa tem impactos ainda mais significativos, tendo em vista o volume maior de descarte.

Pratique o consumo consciente

O consumo consciente é outro aliado na hora de reduzir a emissão de gases poluentes, principalmente quando a prioridade nas compras está nos produtos locais. Afinal, mercadorias da região não precisam de tanto deslocamento para chegar até o consumidor.

É aí que está o pulo do gato, pois a queima de combustíveis fósseis para o funcionamento de veículos está entre as principais fontes de liberação dos Gases do Efeito Estufa (GEE).

Outra boa pedida é dar mais atenção aos alimentos orgânicos de produtores da região. Nesse caso, há um duplo benefício: além de precisar de menos transporte, a agricultura orgânica não leva agrotóxicos, produtos que se propagam pelo ambiente e contaminam o solo, a água e o ar.

Opte por caronas compartilhadas

Ainda tendo em vista a participação dos meios de transporte na emissão de GEEs, você sabia que os carros são responsáveis por 72,6% da poluição atmosférica por veículos? É isso o que alerta o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), em dados divulgados pela Emaxe. Portanto, uma iniciativa bem-vinda é diminuir o número de carros nas ruas.

Mas ninguém precisa abrir mão do conforto por causa disso. Caso a cidade não disponha de um bom sistema de transporte público, basta adotar e incentivar o hábito de dividir o veículo. As caronas compartilhadas são uma ideia que vão ao encontro das preocupações ambientais, além de trazerem economia para o motorista e uma grande otimização da mobilidade urbana.

Seguindo essas dicas, você pode ter certeza de que estará reduzindo — e muito! — a emissão de gases poluentes na atmosfera. Parece uma contribuição pequena, mas esse tipo de atitude consciente é capaz de contagiar as pessoas à sua volta e, assim, fazer muita diferença.

Quer ficar por dentro de outros conteúdos sobre responsabilidade socioambiental? Então, assine a nossa newsletter e receba as atualizações do blog no seu e-mail!

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de Gestão de Fretados Inteligente

Confira nosso material para você tornar a sua gestão de fretados mais eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores, no contexto de pandemia e retomada segura.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação