Entenda o que é a Era da Experiência e como impacta nas empresas

11 dez 2019

Entramos na Era da Experiência e a forma de consumir está mudando. As pessoas já não se contentam apenas com o produto ou serviço, mas consideram a vivência sentida ao longo do processo de aquisição do bem; e isso inclui o relacionamento com as empresas envolvidas.

Em meio a essas transformações, a tecnologia desempenha um papel essencial, já que contribui enormemente com as novas experiências do consumidor. Isso pode ser percebido pelos serviços oferecidos por meio de apps de mobilidade, gastronomia e hospedagem. Os produtos de automação residencial funcionam da mesma maneira.

No entanto, esse movimento não está restrito ao consumo dos clientes. Ele se estende à experiência dos colaboradores nas empresas, o que constitui hoje o maior desafio. Mas, o que os colaboradores estão procurando?

O que os colaboradores têm buscado como experiência?

A diversidade de profissionais presentes nas organizações é vital para o desenvolvimento da inovação e de novos aprendizados. A tecnologia é uma grande aliada, mas é apenas uma poderosa ferramenta, uma vez que são as pessoas que estão no centro de tudo.

Hoje, nas empresas, os colaboradores têm lutado muito para conquistar experiências mais ricas e agregadoras em seu cotidiano de trabalho. As companhias que investirem fortemente nisso — no desenvolvimento e no ambiente de trabalho — terão uma maior vantagem competitiva.

Por isso é tão importante entender quais são as expectativas das pessoas que trabalham em ambientes corporativos nesse novo cenário da economia. Vejamos, a seguir, algumas das expectativas mais comuns:

Trabalhar em um ambiente inovador

Algumas companhias famosas e conhecidas pelo jeito incomum de tratar os colaboradores têm sido alvo de inspiração para novos empresários. Espaços para descanso durante os intervalos incluem redes, sofás confortáveis, mesas de sinuca, máquinas de fliperama, videogames e outras distrações.

Muitas organizações já adotam um ou mais desses passatempos e acessórios, substituindo a austeridade tradicional das antigas empresas pela leveza dos cenários lúdicos e aconchegantes. Alguns novos empreendedores já perceberam as vantagens desses espaços que deixam os funcionários mais à vontade em seus momentos de descompressão e aumentam sua motivação.

Empresas que ostentam um perfil mais “descolado” permitem, ainda, o uso de trajes informais, como bermuda. Isso é o sonho de consumo de muita gente que já associa essa imagem diretamente à Google, mundialmente conhecida pelos seus métodos nada ortodoxos na forma de lidar com os colaboradores no ambiente de trabalho.

Obter benefícios de bem-estar

Muitas pessoas ainda estão acostumadas a permanecer em seus empregos ou procurar outros visando apenas o salário e os tradicionais benefícios legais que o acompanham. Sua importância é inegável, mas, hoje em dia, outros elementos se somam à remuneração.

No mundo atual, qualquer um deseja trabalhar em uma companhia que proporcione um salário compatível com as funções exercidas, permitindo uma vida digna e confortável. Todo mundo precisa fazer pelo menos uma viagem durante o ano, aproveitar o lazer com a família, adquirir bens, ter tempo para si, entre outras questões essencialmente humanas.

As melhores empresas para se trabalhar oferecem em comum boas oportunidades de crescimento na carreira e de desenvolvimento humano. É isso o que todos nós queremos e merecemos, não é mesmo?

Usufruir de uma atmosfera acolhedora no trabalho

Ambientes emocionalmente tóxicos e desagradáveis fazem mal a qualquer um, e ninguém consegue se manter estável por muito tempo em um lugar com essas características.

As pessoas estão a cada dia mais inclinadas a fazer do seu local de trabalho uma segunda casa. Afinal, a maior parte do tempo útil do dia é dedicada ao trabalho. Então, nada mais adequado do que promover harmonia, conforto e uma boa política de convivência entre os membros da equipe.

É fundamental que as empresas se conscientizem sobre o quanto é mais produtivo manter um ambiente corporativo sempre positivo, leve e agradável. Com isso, além de promover uma convivência mais humanizada, as chances de aumentar a produção e melhorar a qualidade dos resultados aumentam consideravelmente.

Ter flexibilidade de horário

As mudanças sociais e comportamentais, influenciadas pela presença da tecnologia na vida cotidiana, estão interferindo diretamente no modelo de trabalho; e isso inclui a gestão dos horários.

Muitas empresas têm contratado profissionais para prestarem serviços de forma remota. Isso é reflexo do uso de aparatos tecnológicos que, em muitos casos, encurta distâncias e permite que todo o trabalho seja feito apenas com o auxílio de um computador.

Diante dessa nova realidade, é possível flexibilizar o horário e ajustar as demandas de acordo com a disponibilidade de cada profissional, mesmo para quem precisa estar presente no local de trabalho. Tudo é uma questão de compreensão das necessidades do colaborador e da empresa.

Fazer parte de uma empresa que produza impacto positivo

Um dos maiores motivos para a saída dos funcionários das empresas é a percepção de que a companhia não pratica os valores e a cultura que prega. Hoje, as pessoas procuram realizar experiências no trabalho incluindo as atividades que mais gostam, em um ambiente inovador e que produza impacto positivo no mundo.

Por tudo isso, é extremamente importante que as lideranças passem a ouvir mais, cedam espaço para seus colaboradores, incluam mais, notem as habilidades mais relevantes de cada pessoa e explorem esses talentos de forma sábia e proveitosa para todos.

A tecnologia chegou e promoveu mudanças inesperadas. Em um primeiro momento, tirou muita gente do prumo, mas, se olharmos mais atentamente, fica fácil perceber como essas transformações tendem a simplificar a vida e tornar tudo mais prático e despojado.

O mundo está cada vez mais populoso, e isso exige mudança de hábitos para que a convivência seja pacífica e harmônica. Nesse cenário, a sustentabilidade pede mais atenção em tudo o que consumimos, assim como nos meios de transporte. Nesse sentido, a mobilidade urbana tem um papel essencial.

Para quem precisa se deslocar até o trabalho, uma ótima alternativa para desafogar o trânsito nessa nova Era da Experiência é a carona corporativa, que também pode contribuir como uma mudança da cultura organizacional de forma muito positiva, econômica e sociável.

E você, já pegou carona nessa novidade? Para saber mais, não deixe de conferir a relação entre mobilidade urbana e qualidade de vida!

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de Gestão de Fretados Inteligente

Confira nosso material para você tornar a sua gestão de fretados mais eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores, no contexto de pandemia e retomada segura.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação