Veja as vantagens dos serviços de mobilidade corporativa

30 out 2019

A mobilidade corporativa deve ser uma preocupação das empresas, principalmente nas grandes cidades brasileiras. Nelas, milhares de pessoas acordam e saem de casa muito cedo todos os dias para chegar ao trabalho. O resultado são os gastos e engarrafamentos, além de outros transtornos, que podem levar horas.

A mobilidade corporativa é uma alternativa para as empresas, principalmente as que se preocupam com o bem-estar dos funcionários e a economia que os serviços podem proporcionar.

O que é mobilidade corporativa?

A mobilidade corporativa está baseada em um sistema chamado Gestão de Demanda de Viagens (GDV). Trata-se da adoção de estratégias para as empresas incentivarem os seus funcionários na adoção de maneiras sustentáveis e inteligentes de ir e voltar do trabalho, ou até diminuir a quantidade de viagens feitas.

A importância do conceito de mobilidade corporativa está no fato de que as empresas são grandes motivadores dos deslocamentos realizados por grande parte das pessoas. 

Um estudo aponta para o fato de que metade dos deslocamentos feitos todos os dias nos centros urbanos são para ir ao trabalho. Grande parte dessas pessoas utilizam os próprios carros para chegar às empresas em que trabalham, ao invés de meios de transporte coletivo como ônibus, metrô, ou até bicicleta, e outros.

Todo esse volume de pessoas nas ruas fez surgir o conceito de mobilidade corporativa. Por isso, a responsabilidade de resolver os problemas relacionados à mobilidade urbana não deve ser apenas do poder público.

Como a mobilidade corporativa pode estar presente nas empresas?

A mobilidade corporativa é uma preocupação crescente entre os gestores e empreendedores, principalmente devido à importância ambiental por trás do deslocamento inteligente. Por isso, vem sendo adotada por empresas de diversos segmentos de atuação e dimensões de diferentes formas.

Uma vantagem muito grande de contar com o serviço de mobilidade corporativa é aumentar a praticidade de deslocamentos feito pelos funcionários até as empresas. Para isso, pode-se adotar o serviço de carona corporativa durante o trajeto .

Um modelo de locomoção mais ágil, pois muitas vezes os funcionários moram relativamente próximo uns dos outros mas não sabem disso. Ao incentivar o compartilhamento de carros, a empresa pode facilitar o agrupamento de 3 ou 4 pessoas, e até ordenar os horários de trabalhos para a efetividade das caronas no dia a dia. 

Empresas de engenharia ambiental em SP, por exemplo, podem se dar bem com esse modelo, com profissionais trocando idéias de projetos e cooperando para a diminuição de estresse no percurso, garantindo uma dedicação melhor ao trabalho. 

O transporte colaborativo é uma tendência sustentável, que ajuda na redução de custos e gera reflexos positivos tanto para os colaboradores quanto para as empresas, além resultar em  funcionários mais integrados.

Vantagens da mobilidade corporativa nas empresas

A mobilidade corporativa não é benéfica só para o meio ambiente, com consumo consciente e menos poluição, mas principalmente para os colaboradores e empresas.

É uma excelente maneira de ajudar a melhorar a qualidade de vida dos funcionários. Basta pensar nos projetos de movimentação de máquinas, por exemplo. Eles vão perder menos tempo e energia passando estresse e cansaço ao deslocar-se todos os dias até a empresa, o que possibilita mais rendimento e qualidade em suas tarefas diárias.

As empresas também podem implementar um modelo mais inteligente de mobilidade corporativa nos casos em que os transportes fazem parte dos negócios, como a instalação de cofre de aço, por exemplo.

Nesse caso, o ideal é que a empresa pense na maneira mais eficiente e barata de fornecer o deslocamento do funcionário com os seus equipamentos para a realização do serviço. A contratação de empresas especializadas em mobilidade corporativa pode ser a solução, pois apresenta:

  • Economia com diversas taxas envolvidas no custo de carros próprios;
  • Fim dos gastos com abastecimento, estacionamentos, limpezas, acessórios;
  • Fim dos gastos com consertos, impostos e eventuais multas;
  • Sustentabilidade, com consumo mais consciente e menos poluição;
  • Amparo legal da mobilidade corporativa, garantindo mais segurança;
  • Agilidade, praticidade e pontualidade no transporte.

Qual tipo de mobilidade é a melhor opção?

Para incentivar boas práticas de mobilidade corporativa, o ideal é que as empresas apresentem  informações sobre o assunto, com o objetivo de sensibilizar os colaboradores para a economia de recursos. Em uma empresa que fabrica ultrafreezer isso pode ser feito através de  palestras ou sessões de bate-papo.

Subsequente, é preciso apresentar para os funcionários os tipos de mobilidade que todas as empresas devem oferecer, entre eles o oferecimento de vale-transporte, vale-combustível, explicando a sua presença na carteira de benefícios das empresas.

Além do meios de locomoção que os colaboradores já estão acostumados, é importante apresentar uma mobilidade que pode melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.  A mobilidade corporativa, além de deixar a empresa mais atraente para o seu público, traz essa opção inovadora que influencia, como já dito, em condições de vida e sustentabilidade melhor para o funcionário.

É importante concluir frisando a importância da conscientização ambiental que envolve a mobilidade corporativa. Quando uma empresa especializada em material rodante, por exemplo, faz uma boa gestão de benefícios e inclui políticas de gestão consciente, contribui para o meio ambiente e para o bem-estar social.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de Gestão de Fretados Inteligente

Confira nosso material para você tornar a sua gestão de fretados mais eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores, no contexto de pandemia e retomada segura.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação